Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Maia pelo olhar das crianças

Maia pelo olhar das crianças
img_20220112_185409
img_20220112_185315
img_20220112_185346
img_20220112_185128
img_20220112_185224
img_20220112_185518
img_20220112_185202
img_20220112_185455
img_20220112_185432
img_20220112_185829
img_20220112_185544
img_20220112_190012
25 Janeiro 2022

No âmbito da Atividade de Enriquecimento Curricular de CRIA +, a turma do 2.º ano da EB de Ferreiró desenvolveu a temática Conhecer a Maia e o País de uma forma criativa e construtiva, pela orientação da professora Sofia Vieira.

A professora explica que “Começamos por refletir e dialogar sobre as diferentes formas de arte. Daqui, surgiu a incerteza sobre se a fotografia poderia ser considerada uma arte. Resolvemos pesquisar sobre a mesma e conhecemos a obra de fotógrafos portugueses como Mário Cruz; conhecemos a obra de Artur Pastor e finalizamos com a obra de Alfredo Cunha (autor do Livro da Maia) que nos inspirou para o projeto final. Reconhecida, agora, a fotografia como uma forma de arte, visitamos, de forma Virtual, o Centro Português de Fotografia; assumimos o papel de fotógrafos e fotografamos diferentes pontos e objetos da escola; exploramos a página VisitMaia e ilustramos o que mais gostamos de ver. Daí, e da inspiração gerada graças à obra supramencionada de Alfredo Cunha, surgiu a ideia de fotografarmos os elementos históricos que mais apreciamos na nossa cidade. Tal interesse foi comunicado às famílias através de um pedido muito original, uma vez que este tinha o formato de uma máquina fotográfica. Na sua lente constava a ilustração do elemento da Maia preferido para fotografar e, no verso, o pedido de colaboração.

Esta iniciativa não passou despercebida e os familiares apresentaram interesse em levar os seus educandos aos lugares solicitados. Deste envolvimento, adveio uma exposição fotográfica intitulada “Maia pelo olhar dos alunos do 2.º ano da E.B. de Ferreiró.

 

Maia - Juntos pela Educação.