Lenine Cunha nas AEC da Maia

415247934_1188708682511277_5071521978829018523_n
26 Janeiro 2024

No passado dia 18 de janeiro, a Escola Básica da Maia contou com a presença do atleta paralímpico e o mais medalhado do mundo, Lenine Cunha.

Este convite surgiu no âmbito da AEC de Cidadania Desportiva, tendo em conta o tema deste segundo período: “Desporto para todos”. Os objetivos deste convite foram:

- Promover a inclusão e a integração social;

- Promover a dignidade do/a cidadão/ã portador/a de deficiência;

- Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos;

- Melhorar a cultura desportiva nacional;

- Aumentar a informação pública sobre os benefícios do desporto.

O atleta mostrou que, mesmo enfrentando desafios, é possível alcançar grandes feitos. Assim como todos os alunos, o atleta paralímpico tem sonhos e paixões. Lenine Cunha transmitiu que a determinação, a coragem e o esforço são fundamentais para superar obstáculos.

O professor João Soares, autor da iniciativa, frisou: "A presença inspiradora do atleta não cativou apenas a atenção dos alunos, mas também transmitiu valiosas lições sobre superação, determinação e inclusão. Ver os olhares curiosos e empolgados das crianças durante a conversa foi realmente emocionante. Os alunos demonstraram muito interesse, participaram ativamente na conversa e colocaram algumas questões. No final, entregaram algumas lembranças, realizadas em casa, com a ajuda dos pais, assim como no CAF, para oferecer ao convidado. Vamos continuar a aprender, a crescer e a inspirar-nos uns aos outros! Somos todos verdadeiramente especiais".

Este tipo de experiência contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.

Maia – Gerações com Futuro