Jogo Limpo com o árbitro Otávio Sérgio

imagem_2
imagem_3
30 Junho 2022

No âmbito da atividade de enriquecimento curricular de Cria+ e da temática "Jogo Limpo”, esteve presente, na Escola Básica nº2 de Gueifães, um árbitro da Federação Portuguesa de Futebol.

Otávio Sérgio, praticante da modalidade de futsal durante 9 anos e após várias lesões que foi tendo ao longo da sua formação, decidiu desafiar-se e tirar o curso de árbitro, pois, sempre se interessou nas leis de jogo e, até então, exerce a profissão há 5 anos. Depois de ir subindo nos primeiros anos os diferentes patamares a nível distrital, sempre como primeiro classificado, atingiu o órgão máximo do futsal chegando à Federação Portuguesa de Futebol.

O árbitro Otávio Sérgio entrou na sala de aula da turma do 4º19 vestido a rigor e munido do seu material de trabalho para satisfazer a curiosidade dos alunos, que responderam de forma exemplar sobre a importância do árbitro no jogo.

O objetivo proposto pela professora Isabel Branco, com esta atividade, foi cumprido na medida em que os alunos puderam ouvir de uma fonte direta, alguém que passa pelo papel de árbitro. Os alunos tiveram também oportunidade de explorar determinadas questões: como o árbitro evita conflitos/confrontos, como é que gere as reuniões preparatórias antes do jogo, que palavras enuncia aos jogadores (antes/durante /depois do jogo).

Maia - Juntos pela Educação.