Incluir crianças pelas mãos de Picasso

02 Dezembro 2021

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica D. Manuel II desenvolveu uma atividade inspirada nos retratos cubistas de Pablo Picasso. A professora da Atividade de Enriquecimento Curricular de Cria +, Ana João Andrade, propôs-se a desenvolver esta atividade em várias fases: composição de rostos com pedras pintadas, colagem, pintura com recurso a diferentes técnicas, materiais e suportes e criação de uma escultura que agregou os trabalhos realizados pelos/as alunos/as.

A professora refere: “A valorização das particularidades de cada criança foi evidente ao longo do processo. Adaptamos pincéis, tiramos proveito dos diferentes perfis motores e mesmo os papéis rasgados e amassados pelas crianças foram incorporados na produção artística. No final, escolhemos a entrada da escola para expor a nossa obra. Pablo Picasso foi o primeiro artista a ser explorado nas sessões de expressão plástica, mas o objetivo é darmos continuidade à concretização de pequenas atividades inspiradas em obras e artistas de referência.

A inclusão também se faz de inspirações, as imagens são esse reflexo.

Maia - Juntos pela Educação.