Igualdade de Género tem lugar nas AEC

09 Dezembro 2021

No passado dia 3 de dezembro a aula de Cria + (atividade de enriquecimento curricular) do 4ºF da Escola Básica de Monte de Calvário foi marcada pela presença da Drª Sofia Neves, presidente da Associação Plano i, Psicóloga e Professora Universitária. Convidada pela professora Diana Brás, a sua visita on-line serviu para se debater a Igualdade de Género em Portugal.

A professora Diana Brás retrata o que viveram: “Os/as alunos/as estavam muito entusiasmados/as por conhecerem mais sobre esta temática e realizaram muitas questões", nomeadamente “Como surgiu a igualdade de género na sua vida? Como podemos relacionar a violência doméstica na igualdade de género?; De onde vem o nome Plano i?; Que tipos de violência existem?

As crianças ficaram a conhecer todo o trabalho desenvolvido pela convidada na Associação Plano i, criada para a promoção de igualdade e inclusão e que conta com inúmeros projetos nomeadamente no combate à violência doméstica, ao bullying e apoio às pessoas LGBTI. Além de abordar a igualdade também mencionou a inclusão e discriminação, temáticas estas relacionadas com a igualdade de direitos e de oportunidades. Neste ponto os alunos/as levantaram algumas necessidades na escola a implementar para promoção de igualdade de direitos, como a colocação de rampa para pessoas com deficiência avançarem para o segundo piso.

A professora Diana Brás finaliza dizendo: “A turma também apresentou à convidada o trabalho que fizeram numa das aulas, que estava afixado na sala. Ainda, foram distribuídos panfletos com informação sobre a convidada para as crianças levaram para casa para os pais acompanharem o que fizeram na aula. As crianças mostraram-se muito participativas e curiosas ao longo de toda a sessão e segundo eles/ as esperam repetir estas aulas, uma vez que existe o contato mais próximo com alguém que trabalha ativamente no contexto e que demonstra disponibilidade para responder a todas as dúvidas em relação aos conteúdos.

Maia - Juntos pela Educação.