Filosofia para Crianças e Jovens - Didática para Educadores e Professores

08 Março 2017

A Câmara Municipal da Maia iniciou a formação acreditada em " Filosofia PARA crianças e Jovens - didática para educadores e professores" e que tem como destinatários os técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular de ALE.

Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua e está a ser desenvolvida pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. O Formador do curso é o Professor Eugénio Oliveira, presidente da APEFP e destacado promotor da Filosofia para Crianças e da Filosofia Prática em Portugal.

De referir que este Curso de Formação é o mais replicado no nosso país na área da Educação e aquele que tem permitido a implementação dos projetos de Filosofia para Crianças em inúmeros agrupamentos escolares e também noutras entidades educativas. A Filosofia para Crianças é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo , o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento. Em simultâneo, é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens,futuros cidadãos de uma sociedade democrática.