Estendal da Saudade

a_saudade_1
whatsapp_image_2022_04_11_at_08_05_08
11 Abril 2022

O “Estendal da Saudade” foi uma dinâmica pedagógica desenvolvida na atividade de enriquecimento curricular de Filosofia com Crianças, entre a professora Carla Peixoto e todas as turmas da Escola Básica da Seara, alusiva ao tema previsto para este período letivo: "Saudade"

A abordagem ao tema iniciou-se com a elaboração de uma caixa de saudades, "a caixa onde os homens guardam aquilo que não se vê ", inspirada no conto "Caixa de Saudades" de Rosário Alçada Araújo. Nesta caixa as crianças colocaram elementos e registos daquilo que sentem quando falam em “saudade”, sejam memórias, recordações, fotografias ou até "as coisas do coração". Na primeira aula, terminaram com a canção " Saudade ", de Mariana Secca, mais conhecida como Maró e vencedora do Festival da Canção. Posteriormente, a professora Carla Peixoto, com todas as turmas da Escola Básica da Seara, criou o “Estendal da Saudade” onde "estenderam" por toda a Escola as saudades coletivas e individuais.

Maia – Juntos pela Educação.