Escuteiros dão aula das AEC

21 Dezembro 2023

Os escuteiros do Agrupamento 902 de Moreira da Maia dinamizaram uma aula da AEC de CRIA+, a convite da professora Mafalda Aguiar, na Escola Básica da Guarda, no âmbito do tema: “Ato de Respeitar”.

César, dirigente do grupo dos Caminheiros, Eduarda e Tiago, jovens com 21 anos, elementos desse grupo e guias das suas tribos, foram os convidados presentes. Explicaram aos alunos o que são os escuteiros, as leis e os princípios inerentes a quem quer seguir o escutismo: a proteção, a obediência, o respeito e o cumprimento dos deveres.

A professora fez questão de salientar: “Os alunos também experimentaram o cumprimento dos escuteiros, feito com as mãos esquerdas e que entrelaçam os dedos mindinhos, assim como a saudação escutista e o seu significado. Surgiram muitas dúvidas e muita vontade de experimentar as diversas atividades que desenvolvem em grupo”.

Pretende-se com estes valores que com a educação para a paz, através de um espírito de compreensão e solidariedade entre os povos, desperte nos jovens o respeito pela interculturalidade, tornando-os verdadeiros cidadãos do mundo.

Maia – Gerações com Futuro