Escola de Ferreiró completamente remodelada e ampliada

fb680d89-4c05-43d6-b2c1-3174358929d7
fbd2f04b-989d-4296-a725-8817dc8d16ab
f70e01b4-6724-4862-a097-e511b32d4256
2ae045ce-788d-4752-8505-dd14ff3725dc
11 Maio 2018

A escola de Ferreiró, construída no Monte do Senhor da Agonia, foi inaugurada em 1956. Surgiu da vontade benemérita de dois irmãos, de proporcionar aos habitantes de Ferreiró e Cidadelha uma educação mais próxima e acessível a todos.
Os irmãos António e Aloísio Sá Leite, emigrados para o Brasil, fizeram a promessa de construir uma escola primária em Santa Maria de Avioso, com o primeiro dinheiro que conseguissem juntar.
A promessa foi cumprida quando regressaram. A obra custou cerca de duzentos e cinquenta contos e a Paróquia cedeu, para a construção, parte do terreno da Capela do Senhor da Agonia, história expressa na placa de mármore colocada na fachada da escola.

Atualmente, verificou-se uma intervenção global de reabilitação e ampliação da Escola EB1/JI de Ferreiró com a a assinatura da Arq.ª Susana Carvalho e do Eng.º Bruno Magalhães. Este projeto veio colmatar de forma cabal, as necessidades funcionais deste equipamento, de acordo com a Carta Educativa do Concelho da Maia, dotando-o de 4 salas de 1º ciclo do ensino básico e 1 sala de Jardim-de Infância, adequando-o às atuais exigências em termos de salubridade e conforto, equiparando-a, assim, ao restante parque escolar do Concelho.
Ao nível do espaço exterior a intervenção foi também profunda, dotando o equipamento de um logradouro mais extenso, com um polidesportivo e zonas pavimentadas e ajardinadas.

No dia 11 de maio ocorreu a inauguração da renovada escola, num momento de confraternização da comunidade escolar local. No descerramento da placa que registou o momento para memória futura, o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, sublinhou que "Professores, funcionários e alunos já se encontram na escola a trabalhar e a aprender, mas sentimos que era nossa obrigação proceder à inauguração dando assim um dia festivo a esta escola, proporcionando ainda um dia especial a toda a comunidade escolar".