ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS

21 Dezembro 2020

ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS | UM RECURSO TECNOLÓGICO AO SERVIÇO DOS ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO MUNICÍPIO DA MAIA!!

Com o objetivo de apoiar e recuperar aprendizagem do Português ao nível do 1.º ciclo, a Câmara Municipal da Maia disponibilizou, na Plataforma Participa+, o recurso tecnológico “ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS (EAP)”!

O EAP, foi desenvolvido sob coordenação científica das Professoras Doutoras Fernanda Leopoldina Viana (do Centro de Investigação em Estudos da Criança) e Iolanda Ribeiro (do Centro de Investigação em Psicologia) da Universidade do Minho, e tem como parceiros o Plano Nacional de Leitura e o Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar.

Tendo presente as condicionantes que a situação de pandemia que vivemos colocam no normal desenvolvimento das atividades escolares, este recurso permite o ensino do Português nas modalidades presencial, mista e a distância, bem como a diferenciação pedagógica.

Este recurso disponibiliza conteúdos para o ensino do Português (consciência fonológica, ensino das regras de correspondência fonema-grafema/grafema- fonema, compreensão oral, compreensão da leitura, fluência de leitura, ortografia, gramática, produção textual e educação literária), operacionalizados através de vídeos, atividades multimédia, ferramentas digitais, entre outros.

Sob o lema «UM POR TODOS, TODOS POR TI!», há uma equipa virtual que acompanha o/a professor/a e os/as alunos/as no sentido de dar explicações, facultar reforço e motivação, dar feedback imediato, fornecer orientações, ensinar a pensar e muito mais.

inedit

Maia – Gerações com Futuro