Educação em debate na Maia

Conselho Municipal de Educação
Cimeira da Educação
06 Fevereiro 2020

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Maia foi palco de duas reuniões sobre a Educação que se faz no território, dentro das escolas, com os professores, os pais, os autarcas, os não docentes e a comunidade.

No dia 4 de fevereiro realizou-se a VI Cimeira da Educação, fórum que reuniu com o propósito de tomar nota do que tem decorrido e das próximas etapas dos projetos LUDI+ e PEPPA – Primary English Practice Programme for Ages 6-7.

O LUDI+, dedicado às crianças da educação pré-escolar que beneficiam do serviço de prolongamento de horário, versando sobre a arte, a estética, a música, o drama, a experimentação e as primeiras aprendizagens de uma segunda língua, na oficina Play English. E é exatamente esta oficina a génese do projeto PEPPA. O PEPPA é um projeto pioneiro no país, que oferece o contacto precoce com a língua inglesa às turmas do 1º e do 2º ano de escolaridade, preenchendo o lúmen que se criava nas aprendizagens, entre a saída do pré-escolar e o 3º ano de escolaridade, altura em que o inglês é universal há uns anos.
Foi, também tema desta cimeira, o alargamento da medida da oferta do passe escolar aos alunos do ensino secundário que residam a mais de 3km do estabelecimento de ensino ou, que por falta de vaga, frequentam escolas fora do concelho. Esta medida abrange mais de 700 alunos, correspondendo a um investimento mensal de cerca de 20 000€.
A cimeira foi a mais participada das 6 efetuadas, contando com 70 pessoas interessadas em melhorar, a cada dia, o futuro.

No dia 5 de fevereiro, ao abrigo do decreto-lei n.º 21/2019 de 31 de janeiro, reuniu o Conselho Municipal de Educação da Maia, sob a presidência de Emília Santos, Vereadora do Pelouro da Educação e Ciência com poderes delegados para o efeito, que teve como tema central a oferta no âmbito do ensino profissional. Esta reunião contou com a presença de um elemento da equipa Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Norte, que trouxe dados sobre os cursos mais procurados pelos jovens e a sua relevância dentro do sistema escolar, atendendo também à procura de profissionais qualificados pelos empregadores.

Maia. Sorrir para a vida.
#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO