Dia Mundial da Saúde

07 Abril 2018

Comemora-se hoje, dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, efeméride criada pela Organização Mundial de Saúde para despertar as consciências para os problemas da Saúde que a Humanidade ainda enfrenta e que este ano coincide com a comemoração do 70º aniversário da OMS.

O tema escolhido para este ano foi "Saúde para todos", escolha cuja pertinência facilmente se compreende tendo em conta que se estima que metade da população mundial ainda não tenha acesso a cuidados básicos de saúde.

O  chefe da secção da OMS para doenças crônicas não transmissíveis, João Breda, explicou à ONU News, que o tema deste ano reflete a prioridade da agência de não deixar ninguém para trás.

Infelizmente, nem todas as pessoas no planeta têm acesso aos cuidados preventivos e curativos necessários. A OMS afirma reconhecer que “com um pouco mais de esforço e de investimento, seria possível melhorar significativamente os níveis de saúde prestados aos cidadãos dos diferentes países.

João Breda acredita que essa melhoria traz benefícios ao nível econômico e é um passo importante no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Esta cobertura universal só é assegurada se todos os atores importantes neste processo forem envolvidos, desde o setor social, passando pelo setor privado, pelas diferentes áreas da educação. Estamos a falar de saúde, mas o problema só pode ser resolvido se todos estiverem comprometidos.

Na Maia, o compromisso com a Educação passa também por um Programa Municipal de Saúde Escolar, em marcha desde 2005, que aposta nas virtudes preventivas da Educação para a Saúde, como ferrramenta eficaz para melhorar os níveis de sanitários da comunidade.

Eis alguns números, em jeito de balanço, do Programa Municipal de Saúde Escolar da Maia:

• 0.2. TOTAL_DM Saude 2018_MS-07
  • DM Saude 2018_MS-01