Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Design For Change Portugal | Alunos/as da Maia recebem 3 Menções Honrosas

Design For Change Portugal | Alunos/as da Maia recebem 3 Menções Honrosas
195031620_3968978853156000_4654025610512383968_n
mencao_honrosa__marcia_duarte
mencao_honrosa1_elisabete_pereira
mencao_honrosa_maria_torres
20 Julho 2021

A Design For Change Portugal (DFC) ao comemorar os seus 10 anos desenvolveu as iniciativas “Dar Voz aos Estudantes” e “Procuramos Super Heróis”.

No projeto “Dar Voz aos Estudantes”, através de sessões online, reuniram-se grupos de estudantes onde a sua voz esteve na primeira linha. Em sessões de 50 a 60 minutos, fizeram o caminho da metodologia do DFC - onde os/as estudantes tinham a tarefa de reconhecer e identificar o que sentiam pela escola, criando ideias para melhorar e deixando-os com a certeza de que podiam criar mudanças.

No projeto “Procuramos Super Heróis” a DFC desafiou as crianças e jovens a partilhar o que mudaram pela pandemia e como puseram “mãos à obra”, construindo histórias de mudança à sua volta.

O município da Maia participou com 12 turmas distribuídas pelo Programa AEC e os Clubes de Filosofia – INEDIT.Maia, e dessas turmas foram reconhecidas três:


1. Menção Honrosa do “Procuramos Super Heróis” : para a turma do 2ºH de CRIA+ da Escola Básica da Maia (professora Elisabete Pereira) com o trabalho " Vamos dar cor e dinamizar o nosso espaço exterior";

2. Menção Honrosa para as turmas 2.º B, 3.ºC e 4.ºD de CRIA+ da Escola Básica de Monte das Cruzes (professora Maria João Torres) com o trabalho “Os Heróis de Monte das Cruzes”;


3. Menção Honrosa “Dar Voz aos Estudantes” para os/as alunos/as da turma do 5ºI inscritos/as no Clube de Filosofia da EB2/3 da Maia (professora Márcia Duarte) com o projeto “Livros Digitais”.


Os resultados foram conhecidos no passado dia 6 de julho. O grande objetivo destes concursos/projetos foi referido pela coordenadora do DFC- Portugal, Fátima Henriques: “Num tempo em que mais se discute acerca das mudanças na escola, precisamos de conhecer a perspetiva dos/as estudantes”.

inedit

Maia – Gerações com Futuro