Desafios em Férias – Programa de atividades para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Necessidades de Saúde Especiais

17 Maio 2021

A política educativa do Município da Maia, no que à Educação concerne, deve contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, assegurando-se de que nenhum fica para trás, independentemente das suas competências ou necessidades. A ação orienta a autarquia no sentido de promover as medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à equidade na educação, impulsionando o potencial de cada aluno.

Neste alinhamento, foi desenhado um projeto, em 2018, destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico com necessidades de saúde especiais e que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem, designado por Desafios para a Equidade na Educação.

Este programa, tem como objetivo central a promoção de um trabalho terapêutico específico dirigido às suas áreas mais sensíveis, envolvendo, implicando e aumentando o seu potencial, sendo desenvolvido em adequada articulação com os professores e terapeutas de modo a ser promovido o trabalho centrado nas necessidades e características das crianças.

Ao mesmo tempo, sabemos que se constituí como uma grande mais valia no apoio direto às famílias que, muitas das vezes, não conseguem encaixar no seu orçamento familiar as terapias necessárias para a promoção do bem-estar e desenvolvimento das crianças.

O programa organiza-se em dois vetores:
1. Atividades que decorrem durante o período letivo: uma vez por semana, os alunos de cada centro de apoio à aprendizagem podem participar nas atividades de natação adaptada, musicoterapia e terapia assistida por cavalos;
2. Atividades que decorrem durante as interrupções e férias escolares, nomeadamente no Natal, Páscoa e mês de julho.

É nestes períodos, de interrupções letivas e férias, que os pais e cuidadores enfrentam as maiores dificuldades na busca de alternativas para manterem as crianças ocupadas enquanto estão a trabalhar. Para alguns a dificuldade está na escolha. Para outros, o problema é a falta de opções, assim como a questão económica, muitas vezes associada.

As famílias cujas crianças apresentam múltiplos problemas de saúde - paralisia cerebral, perturbação do espetro do autismo, multideficiência, doenças metabólicas - comprometedores do seu desenvolvimento global, são confrontadas com a inexistência de respostas ao nível da ocupação dos tempos livres dos seus educandos.

Cientes desta lacuna, e uma vez que o Município da Maia é promotor das Atividades de Apoio à Família junto das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico da rede pública, o programa para as férias do mês de julho de 2021, tem como objetivo primordial permitir que as famílias das crianças com necessidades de saúde especiais possam manter as suas ocupações diárias ao mesmo tempo que são proporcionadas às crianças atividades diversas, promotoras do equilíbrio físico, psicológico e social.

Com o intuito de proporcionar o contacto com pessoas e espaços diferentes, quebrando a rotina diária, será oferecida a possibilidade a todos os alunos que frequentam os Centos de Apoio à Aprendizagem das escolas do 1º ciclo do ensino básico de, no próximo período de férias do mês de julho, participarem num conjunto de atividades promovidas fora do espaço da escola, nomeadamente cinoterapia, musicoterapia, atividades diversas com cavalos, pintura criativa, desporto adaptado, sessão de cinema, teatro, concertos e atividades em parques temáticos.

inedit

Maia – Gerações com Futuro