Cidadania Desportiva é aposta nas AEC

diapositivo4
diapositivo5
14 Fevereiro 2022

No passado dia 9 de fevereiro o Professor Dr. José Mário Cachada, Embaixador da Ética para o Desporto esteve presente na turma do 3º D na Escola Básica de Monte Calvário na aula da Atividade de Enriquecimento Curricular de Atividade Física e Desportiva - Cidadania Desportiva.

O convite proveio do interesse demonstrado pelas crianças pela temática “Desporto para todos” iniciado neste período e pela modalidade que o convidado frequenta, o Judo. O professor José Mário Cachada abordou toda a sua experiência pessoal e profissional, nomeadamente o que conduziu à sua paixão pelo desporto, pela ética, a sua dedicação na promoção de valores em crianças e jovens e da sua luta (o cancro com que se confrontou).

De acordo com a professora AEC, Diana Brás: “O professor José Mário permitiu-nos refletir sobre os valores fundamentais, como o respeito, entreajuda, igualdade, fair-play, bondade, paz, tolerância, gratidão, amizade, resiliência, lealdade, fraternidade, civismo, obediência e racismo, demonstrando alguns exemplos práticos como a saudação no Judo, que reflete o respeito mútuo e a gratidão entre participantes. Também considerou muito interessante o trabalho apresentado pelas crianças realizado numa aula que engloba todos os valores que abordamos.O professor partilhou material de apoio do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), fez recomendação de um livro, falou dos projetos. Já as crianças estiveram sempre atentas e envolvidas nas dinâmicas que foram apresentadas, disseram que se divertiram muito e no fim pediram para o professor voltar para fazer judo com eles.

A Cidadania Desportiva é uma aposta das Atividades de Enriquecimento Curricular no presente ano letivo.

Maia – Juntos pela Educação.