Cidadania Desportiva

07 Abril 2022

A Cidadania Desportiva está a ser abordada com a turma do 4º ano da Escola Básica do Lidador, a exemplo de outras turmas das escolas básicas do município da Maia, enquanto atividade de enriquecimento curricular. O professor Alexandre Marques está a trabalhar sobre o respeito por todos, a aceitação das diferenças e o saber estar no desporto, o vídeo abaixo indicado é uma breve mensagem deixada pelas crianças.

O professor refere: “O objetivo foi sensibilizar as crianças para problemas existentes no desporto, como o racismo, falta de respeito e discriminação, sendo que tudo o que as crianças dizem no vídeo foi pensado meramente por elas. Porque vivemos num mundo desportivo em que cada vez mais as pessoas se focam nos resultados e menos nas questões éticas e morais, procurei desenvolver este trabalho para que as crianças possam ter voz e serem parte ativa na mudança de mentalidade das pessoas e mudança do paradigma atual. Assim, estão as crianças a ser formadas segundo um caminho ético muito mais atual e que se baseia mais no respeito, aceitação e cooperação, podendo elas mesmos ser o exemplo para outras pessoas.”

Maia – Juntos pela Educação.