Capacitação em Ciências

06 Abril 2022

No 3º período do corrente ano letivo, na atividade de enriquecimento curricular de Cria +, iniciam-se os conteúdos destinados à “Oficina das Ciências”. A exemplo de anos anteriores esta temática é destinada a todas as turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade das escolas básicas da Maia, e tem como parceiro pedagógico o Laboratório Aberto de Biologia e Saúde (LABS|Maia), instalado no Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta.

Hoje deu-se início à capacitação da equipa de técnicos/as / professores/as AEC (51 profissionais), formalizada através de um momento teórico e outro de atividades práticas. A equipa técnica do Labs|Maia elaborou um conjunto de protocolos assim como um manual para cada técnico/a / professor/a AEC. Paralelamente, todas as turmas terão acesso a um kit de ciências e todas as escolas básicas terão igualmente um kit de trabalho.

O LABS|Maia é um projeto do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), instituto que integra o consórcio científico i3S, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Bial.

A missão fundamental do LABS|Maia é estabelecer a ponte entre o laboratório de investigação e a escola, originando um fluxo de conhecimento prático e promotor da saúde que tem como principais beneficiários os alunos das escolas da Maia.

Maia – Juntos pela Educação.