Biodiversidade nos Espaços Verdes da Maia | Agrupamento de Escolas de Águas Santas

chrysomela_populi__foto_catarina_cordeiro
leptotes_piritlhous_foto_ines_reis
papilio_machaon_foto_matilde_rocha
pelophylax_perezi_foto_sara_faustino
regulus_ignicapilla_foto_sara_faustino
06 Julho 2023

O projeto Biodiversidade nos Espaços Verdes da Maia, no Agrupamento de Escolas de Águas Santas, teve o seu início em setembro de 2021. Tem como objetivo principal contribuir para o aumento do conhecimento sobre a composição da biodiversidade no município da Maia e sensibilizar sobretudo o público estudantil para a sua valorização e conservação.

Os alunos foram desafiados a fotografar e identificar a biodiversidade que se encontra nos espaços verdes do município da Maia. No sentido de tornar essa informação publicamente disponível foi criada, em abril de 2022, uma conta no Instagram "projeto_nanp" onde diariamente é publicada uma foto com o nome científico da espécie, o nome comum, o local onde foi observada, a data e o autor da fotografia. Neste momento, contam com mais de 380 publicações e cerca de 1000 seguidores.

Em fevereiro de 2023, o Agrupamento submeteu um artigo que se encontra em processo de revisão, com o título Borboletas diurnas (Lepidoptera, Rhopalocera) da Maia, para a revista Ciência Elementar e estão a concluir mais dois artigos, um sobre as Aves do município da Maia e outro sobre os invertebrados.

Em março de 2023, iniciaram um conjunto de exposições fotográficas junto da comunidade local.

O projeto foi divulgado na revista on-line Wilder e poderá consultar mais informação aqui:

Maia – Gerações com Futuro