Balões das Emoções

balao_emocoes__12_
balao_emocoes__14_
18 Março 2022

Nas aulas da atividade de enriquecimento curricular de Filosofia com Crianças também as emoções são abordadas. A professora Elisabete Cadilhe abordou este tema através de diferentes histórias como "O monstro das Cores" e "O Elmer e as emoções", seguidamente realizou jogos de associação das emoções às cores, e um calendário das emoções com o “Monstro das Cores” e todos os dias as crianças tinham que pintar o seu monstro com a cor que representava o seu estado de emoção naquele dia.

As turmas do 1º e 2º anos da Escola Básica de Pedras Rubras, para além das atividades referidas, criaram a atividade “Balões das Emoções”.

A professora Elisabete Cadilhe detalha a sua intenção: “Estas aulas têm que ser bastante práticas, visto que, são lecionadas já no final do dia. Sendo assim, fizemos um jogo de associação de emojis às emoções, e para acrescentar à aula algo ainda mais divertido levei balões coloridos. Cada um/a escolhia a cor do balão, depois tentava encher o balão, e foi o primeiro momento de diversão! Na segunda fase da atividade as crianças tinham que desenhar o emoji correspondente à emoção que estavam a sentir. Depois de todos terem concluído, cada um/a apresentou o seu balão, e no final da aula todos levaram o balão para casa. Saíram da escola mais felizes!”

Maia – Juntos pela Educação.