Atelier Musical

20180312_094938
20180312_094935
10 Março 2018

Teve lugar no passado dia 10 de março, no cinema Venepor, a apresentação final do projeto de formação em Atelier Musical que o Município da Maia promoveu para os professores AEC.
Durante 2 horas o público teve a oportunidade de ver o resultado de 25 horas de formação, na qual os formandos aprenderam a construir instrumentos musicais com materiais impensáveis, tais como garrafões, latas e restos de tubos de canalização.
Segundo o formador A proposta deste tipo de atividade em contexto de formação e sua apresentação pública, teve em conta o facto de dotar os professores e educadores de ferramentas e estratégias que para além de todas as componentes ligadas às questões da cidadania, de participação ativa e do desenvolvimento local, permite que as crianças e jovens possam usufruir de uma experiência que os motive e os leve a criar e reinventar novas vivências artísticas, sociais e culturais assim como usufruírem de uma oportunidade e de um espaço onde a sua criatividade e potencialidades possam estar presentes e expressas no trabalho desenvolvido.
Outro aspeto a ter em conta nesta formação foi a opção pela realização de trabalhos em grupo em detrimento do trabalho e apresentação individual.
Cada vez mais se deve dar importância ao trabalho desenvolvido em equipa pelas mais variadas razões. Pela partilha de experiências, pela possibilidade de alargar o campo e o foco do trabalho a desenvolver, mas acima de tudo, passar a mensagem aos mais novos de que todos somos um só, e que se formos capazes de saber trabalhar para e com os outros, os resultados finais serão bem mais satisfatórios a todos os níveis.
Pretendeu-se com este tipo de proposta, fazer com que os professores e educadores possam proporcionar às crianças e jovens uma experiência onde a sua participação crítica e criativa possam estar sempre presentes e deste modo fazer com que os mesmos desenvolvam competências sociais de participação e de envolvimento e desenvolvimento comunitário.