Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

As várias personagens do Faz&Conta

As várias personagens do Faz&Conta
20211130_163809
20211130_165036
08032022_131818_a6ddb5b068f7
08032022_161006_632c2b99336d
20211130_163820
20220311_170129
20220311_170050
20220202_170421
20211130_163644
08032022_131805_541feb136fb0
08032022_131809_f8ef54856254
08032022_131814_e77e679eb14c
20220202_170112
20220311_170635
20220202_170209
20220311_170440
20220202_170401
20220311_171404
20220311_170816
20220311_171541
20220311_170822
20220311_171552
20220322_163132
20220322_163213
img_20220308_162845
20220322_164244
img_20220310_163120
img_20220308_163912
img_20220310_165452
img_20220310_165932
25 Março 2022

Na escola básica do Paço, a animadora Liliana Teixeira dinamizou uma atividade em que as crianças foram chefs, como a animadora descreve “cada criança teve que apresentar um prato saudável, utilizando vários materiais (massinhas, plasticina, recortes, entre outros). O prato foi avaliado por uma criança que assumiu a personagem do júri”.

Na escola básica do Corim, as animadoras Carla Almeida e Ana Antunes dinamizaram uma atividade na qual todos fizeram o seu animal preferido e o transformaram num fantoche. As animadoras referem que “a atividade teve início com a história “Porque é que os animais não conduzem?” e depois as crianças deram um nome ao seu animal, apresentaram-no aos amigos e fizeram um pequeno teatro improvisado por eles. Em grupos de 2 ou 3 crianças fizeram a sua própria história e o resultado foi muito engraçado”.

Na escola básica Gueifães n.º 1, as crianças desenharam uma personagem e a respetiva emoção em colheres de plástico descartável. As animadoras Luísa Costa e Marisa Oliveira referem que “as crianças escolheram e representaram livremente a personagem, numa exploração lúdica da imaginação e criatividade”.

Na escola básica de Porto Bom, também se recrearam fantoches, como explica a animadora Catarina Santos “a partir de um balão, entre pinturas e colagens, nasceram fantoches coloridos espelhando a alegria e a satisfação com que foram feitos. De seguida as crianças foram convidadas a criar uma história incluindo as várias personagens e a dramatizá-la com alguns adereços, desenvolvendo assim a sua capacidade de criar e fantasiar”. A Catarina acrescenta que “uma das personagens tinha pedacinhos de papel de lustro nas mãos que lançou a fazer de confettis, o que deixou as crianças imensamente felizes! Olharam deslumbradas os confettis a cair e apanhavam-nos do chão e voltavam a atirar vezes sem conta”.

Na escola básica da Gandra, as animadoras Carla Barros e Rogéria Santos misturaram os módulos de playEnglish e Faz&Conta numa dinâmica muito divertida, tal como descrevem: “Para permitir um contacto das crianças com um recurso literário escrito em inglês recorremos à história Pete the cat. Nada melhor que trazer o próprio Pete em “pessoa”, neste caso, em gato à sala. Nesta história em particular transformamos o nosso amigo num "super hero", com máscara e uma capa! Sentadas em roda, as crianças começaram a ouvir o Pete a contar uma nova aventura. Quando Pete contava que passeou pelo "garden" distribuímos uma lupa pelas crianças para que elas pudessem ver melhor o que Pete ia encontrando e na hora em que Pete se transformou num "super hero" as crianças também se transformaram! Todas tinham as suas máscaras de "super hero" (feitas ao longo da semana por elas) e assim o Pete the Cat e crianças partiram em aventuras pela escola”.

O módulo Faz&Conta é parte integrante do programa LUDI+, promovido pelo Município da Maia, especialmente pensado para as crianças da educação pré-escolar.

 

Maia – Juntos pela Educação.