As AEC em ação na Escola Básica de Ferronho

"Dia da bolacha"
"Do início da prática a um lugar no pódio"
"No papel de um Árbitro de Basquetebol"
22 Dezembro 2023

A equipa das AEC da Escola Básica de Ferronho trouxe um mês de dezembro de plena ação com três atividades marcantes: “Dia da Bolacha”, "Do início da prática a um lugar no pódio" e "No papel de um Árbitro de Basquetebol".

A atividade do “Dia da Bolacha” decorreu no âmbito do tema "O que me faz relaxar" do Programa AEC de Relaxamento e do "Saber Fazer" da AEC de Filosofia com Crianças. Os alunos foram desafiados a fazer bolachas de chocolate, como forma de celebração do Dia Mundial da Bolacha. Após tomarem todos os cuidados necessários, foram feitas umas bolachas de chocolate. Desde a sua introdução até à sua conceção, os alunos aprenderam os passos da receita e fizeram eles mesmos este alimento especial. Segundo os professores: “Uma experiência que os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos de Ferronho irão recordar e que adorariam repetir!”.

No âmbito da AEC de Cidadania Desportiva e Atividade Física Desportiva, as ginastas Beatriz Carneiro e Inês Faria dinamizaram uma atividade para os alunos da Escola Básica de Ferronho, onde falaram da experiência delas no mundo da ginástica acrobática. Explicaram que a ginástica acrobática cresceu nos seus corações a partir dos 10 anos de idade e tornou-se uma parte essencial das suas vidas e das suas rotinas habituais, sendo que 5 horas diárias (por vezes mais) são dedicadas a treinar. Apesar de todo o esforço que as atletas dedicam dia após dia, elas transmitiram aos alunos que o mundo da ginástica acrobática se tornou para elas uma fonte de inspiração e felicidade, onde a criatividade e a disciplina é desenvolvida ao máximo. A equipa refere: “Por gentileza delas, contamos ainda com uma atuação especial preparada exclusivamente para os nossos alunos. Os alunos adoraram a experiência e puderam sentir o fantástico mundo da ginástica acrobática. No fim ainda tiveram a oportunidade de realizar algumas figuras de ginástica acrobática com as nossas ginastas”.

E por fim, a última atividade foi inserida no âmbito da AEC de Cidadania Desportiva e Atividade Física Desportiva, e da temática "Ética no desporto", onde esteve presente, na Escola Básica de Ferronho, um ex-árbitro da Federação Portuguesa de Basquetebol, que desempenhou essa função durante 34 anos e desde de junho exerce funções de formador, sendo formador internacional.

Nuno Monteiro, veio transmitir um pouco da sua paixão aos alunos do 1º, 2º e 4º anos da escola de Ferronho, sobre o papel do árbitro e o objetivo de existir um árbitro. Questionou os alunos sobre a importância do árbitro no jogo e quais as qualidades que um árbitro deveria ter. Existiu imenso tempo para satisfazer a curiosidade dos alunos, que participaram de forma excecional sobre a ética desportiva.

As palavras da equipa refletem bem a importância do que viveram: “É diferente termos uma professora a falar dos valores no desporto, o fair-play, a importância do árbitro e ter um profissional na área presente a divulgar a sua experiência. Foi importante eles perceberem que o árbitro não treina como os jogadores, o único momento que eles podem "apitar" é no jogo propriamente dito. Além disso, os alunos ouviram em primeira mão que todos temos lugar a errar, sejamos nós atletas, treinadores ou árbitros, mas nunca podemos comprometer os valores do desporto”.

Maia – Gerações com Futuro