As AEC apresentam: “Um circo especial!”

eb_monte_das_cruzes__2_
eb_monte_das_cruzes__3_
eb_monte_das_cruzes__4_
eb_monte_das_cruzes__5_
eb_monte_das_cruzes__6_
16 Fevereiro 2024

"Um circo especial...de Carnaval" assim se foi o nome dado a um conjunto de atividades realizadas ao longo da semana, no âmbito do Programa AEC na Escola Básica de Monte das Cruzes.

Em cada um dos dias dessa semana participou a turma de cada professor(a) AEC. As atividades estavam, de alguma forma, relacionadas com o tema do circo. Exigiram preparação, não só na elaboração do calendário de atividades, mas também na construção de alguns dos materiais utilizados, sempre privilegiando a colaboração e participação das crianças: as latas que foram recolhidas pelos alunos e pintadas por eles também; o palhaço, na caixa de papelão, que foi pintado por uma aluna; e diariamente, as turmas ajudaram a reunir o material necessário e a montar os circuitos. Promoveu-se a criatividade e o trabalho de equipa.

Devido à chuva, houve a necessidade de reajustar algumas das atividades mas, no somatório da semana, foram dias diferentes, divertidos e cheios de alegria, onde se privilegiou o contacto entre as diferentes turmas e professores AEC, e ainda as atividades ao ar livre (sempre que o tempo assim permitiu).

A professora Maria Torres faz questão de mencionar: "Assim, penso que o saldo é claramente positivo e algo a repetir no futuro. O convívio entre todos foi algo a valorizar, bem como os sorrisos e, até, alguns obstáculos que conseguimos ultrapassar (crianças que tinham receio em saltar à corda, por exemplo, algo simples, mas que se tornou impactante, principalmente para o menino que o conseguiu). Por fim, refiro ainda que as crianças do Pré-escolar também foram incluídas no último dia. As fotos espelham a nossa semana!".

Maia – Gerações com Futuro