Areia Movediça e a Lagartinha com sede | Cria&Explora

29 Março 2022

Na escola básica nº2 de Pedrouços, a animadora Susana Afonso dinamizou uma atividade que chamou de a Lagartinha com sede. A animadora explica que “nesta atividade as crianças começaram por colorir um guardanapo com marcadores de várias cores, de seguida enrolaram o mesmo num lápis, empurraram as pontas uma em direção à outra o máximo que conseguiram e por fim retiraram o lápis. Utilizando uma seringa, adicionaram água por toda a lagartinha, que conforme “bebe” a água, vai-se mexendo".

A absorção da água vai fazer o papel movimentar-se e causar o espanto destes pequenos investigadores.

Na escola básica do Paço, a animadora Liliana Teixeira descreve a experiência “Numa travessa colocamos três copos de amido milho e um copo de água, misturamos tudo até ficar sólido, o resultado: areia movediça!!!”.

Tal como ilustra o seguinte vídeo, quando as crianças deixam cair a mão com força no preparado, o mesmo fica sólido e quando as crianças pousam a mão suavemente esta atravessa o preparado.

O módulo Cria&Explora é parte integrante do programa LUDI+, promovido pelo Município da Maia, especialmente pensado para as crianças da educação pré-escolar.

Maia – Juntos pela Educação.