AEC promovem “Escolas Seguras”

img_20211028_165410
img_20211028_164325
img_20211028_165926
img_20211028_164351
18 Novembro 2021

O tema da Educação Rodoviária faz parte integrante dos conteúdos da atividade de enriquecimento curricular de Cria +.

As escolas básicas nº1 e nº2 de Gueifães em colaboração direta com o programa “Escola Segura” promoveram um conjunto de atividades focadas no tema da segurança na estrada.

A iniciativa partiu das professoras Elisabete Pereira e Mariana Mendes, e contou com a presença de agentes da Polícia de Segurança Pública que vieram trazer um novo ânimo às aprendizagens realizadas em sala de aula.

A professora Mariana Mendes relata as vivências: “Os/as alunos/as visualizaram dois vídeos, um sobre a circulação de bicicletas na via pública e outro sobre a circulação de crianças em veículos de forma segura. Durante toda a sessão, os/as alunos/as tiveram oportunidade de fazer várias questões sobre a temática e outras que tinham, através da experiência de circulação com os pais. Todas as questões foram respondidas com exemplos práticos e algumas exemplificações na sala, para que as crianças vissem todas as suas dúvidas esclarecidas. No final da sessão, os agentes da PSP lançaram um desafio: que todas as crianças aprendessem a andar de bicicleta para mais tarde participarem numa atividade especial na escola.”

Para a professora Elisabete Pereira a experiência foi também impactante: “Esta visita foi muito significativa para o grupo de crianças e surgiu como uma forma de sistematizar alguns conteúdos abordados. Penso que esta visita foi uma mais valia para o grupo pois veio trazer o conhecimento de agentes externos à escola para dentro da escola, o que é sempre muito enriquecedor, e voltamos a ter visitas presenciais, o que é fantástico para os nossos meninos e meninas!"

Maia – Juntos pela Educação.