A Solidariedade da Escola de Porto Bom

cao_rafeiro
27 Janeiro 2021

No serviço de Acolhimento e Prolongamento de Horário da Escola Básica de Porto Bom, a professora Leila Santiago, lançou o desafio solidário de ajudar uma associação de animais. Mas esta ideia tem uma história, e parte da leitura com as crianças do livro “O Cão Rafeiro” de Stephen Michael King.

Segundo a professora, “Primeiro fizemos um debate sobre o que se podia fazer para ajudar os animais que estão abandonados ou em associações, depois disso, e entre várias opiniões, surgiu a de fazermos uma campanha solidária, na qual cada aluno traria para escola um bem para uma associação. Reuni com a coordenadora da Escola, pois devido ao cenário em que nos encontramos não sabia se poderia ou não avançar com esse tipo de campanha. Ela, por sua vez, falou com coordenação do agrupamento que autorizou com um detalhe: o produto angariado não poderia entrar na escola, e assim foi. Tudo o que chegava ficava ao portão da Escola e eu ficava responsável também pela desinfeção dos bens. Ficou também decidido pelos alunos ajudar a Associação CãoViver.”

Esta campanha solidária envolveu toda a Escola, e também os colegas das atividades de enriquecimento curricular que foram abordando o tema em sala de aula. Apesar da campanha não ter terminado devido à suspensão das aulas foram muitos os alunos, professores, auxiliares e famílias a fazerem doações.

Maia – Juntos pela Educação.