A Psicologia aliada à Cidadania Desportiva

foto_prof_204
29 Fevereiro 2024

No dia 21 de fevereiro de 2024, na Escola Básica do Lidador, contou-se com a participação da convidada Drª Rafaela Monteiro (Psicóloga), enquadrada na temática da Cidadania Desportiva do Programa AEC.

A convite da professora Catarina Monteiro, a convidada desenvolveu 2 atividades distintas para as crianças: A atividade “novelo de lã” em que todas as crianças demonstraram vontade em participar e em ver o resultado. Finda a atividade, as crianças facilmente concluíram que os “seus comportamentos afetaram o formato da teia e a mesma desfez-se” e o significado desta metáfora de que “os meus comportamentos afetam os outros e o mundo à minha volta”.

A outra atividade desenvolvida foi a do “Correto ou Incorreto”, em que a maioria das crianças demonstraram interesse em participar, tendo-se envolvido ativamente na mesma. Quando questionadas acerca das suas posições relativamente a determinado comportamento, todas as crianças expuseram o seu ponto de vista de forma clara, percetível, assertiva e fundamentada pelas suas experiências diárias.

De acordo com a professora Catarina: “No geral, a aula com a psicóloga foi bem acolhida pelas crianças e parece ter tido um impacto positivo. Os alunos ficaram contentes por terem recebido um certificado de participação”.

Maia – Gerações com Futuro