A Filosofia da Família

20220406_171618
20220406_170337
07 Abril 2022

O professor Marco Maia, a lecionar a atividade de enriquecimento curricular de Filosofia com Crianças, decidiu planificar uma aula diferente sobre a Família com a turma do 4ºA da Escola Básica da Pícua.

As palavras do professor relatam, melhor o que foi experienciado: “Basicamente entrei em contacto com todos encarregados/as de educação das crianças da turma e expliquei-lhes que nas aulas de Filosofia estávamos a abordar a temática da Família. Pedi-lhes que gravassem um vídeo onde pudessem expressar como a família é importante e o papel fundamental do filho/a na felicidade da mesma. Pedi que gravassem, em segredo, pois gostava de surpreender as crianças com os vídeos pois o impacto assim é maior. Fiquei surpreendido não só pela adesão massiva dos pais e das mães e pelo teor das partilhas, bem como o impacto nas crianças. Lágrimas, sorrisos rasgados, foram percetíveis emoções como o amor, o orgulho e claro a felicidade estampada no rosto das nossas crianças.”

Os temas da família e da felicidade fazem parte dos conteúdos pedagógicos da AEC – Filosofia com Crianças, e procura-se sempre uma abordagem lúdica mas impactante para que as crianças possam viver momentos (como este) em que aprendem outras formas de estar, de ser e de fazer.

Maia – Juntos pela Educação.