“A Biodiversidade”

biodiversidade_o_que_e
os_resultados
27 Maio 2021

No âmbito do Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado a 22 de maio, e uma vez que CRIA+ interliga a Oficina das Ciências com a Educação para a Cidadania, e nela se inclui a preocupação com a preservação do meio ambiente, a professora Vera Mesquita assinalou o dia através de uma experiência com as suas turmas do 1.º ao 4.º ano da Escola Básica Cidade Jardim.

"As Borboletas da Floresta Amarela" consiste numa simulação de habitats ricos e pobres em diversidade (com contas de plástico coloridas ou monocromáticas), onde se insere uma espécie de borboletas (pintarolas de plástico, de cinco cores distintas).

O objetivo é simular as diversas etapas de vida na floresta: há presas que vivem e se reproduzem a cada geração (as borboletas) e há predadores, que caçam as borboletas - os alunos. A cada geração os predadores têm 5 segundos de caça para apanharem borboletas do habitat. Vão-se fazendo os registos das que são caças (morrem) e das que existem após reprodução (a cada geração as borboletas sobreviventes duplicam - uma borboleta tem dois descendentes e morre de seguida).

Nas palavras da professora Vera Mesquita: “Os alunos gostaram muito da experiência de simulação, uma vez que foi a primeira que fizemos. Ficaram muito recetivos e absorvidos pela história que lhes contei, da floresta amarela, onde vivem borboletas coloridas, e adoraram ser predadores. No final, todos sem exceção, compreenderam o porquê de, numa floresta amarela, apenas sobreviverem as borboletas amarelas (com as restantes em vias de extinção ou mesmo extintas - termos usados por eles, dos conhecimentos de Estudo do Meio).”

Assim, gerou-se uma reflexão rica e prática sobre a importância de se preservar a biodiversidade!

Maia – Juntos pela Educação.