6º ano dos Clubes de Filosofia na Maia

Agrupamento do Castêlo da Maia
Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho
22 Fevereiro 2024

A Filosofia para Jovens, através da implementação dos Clubes de Filosofia, teve o seu arranque pelo 6º ano consecutivo nos Agrupamentos de Escolas do Município da Maia e sob supervisão pedagógica da APEFP (Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática).

Trata-se de uma aposta pedagógica de continuidade que chega a um total aproximado de 150 crianças e jovens dos 5º e 6º anos de escolaridades, que de acordo com os seus interesses decidem frequentar de forma livre e gratuita o Clube de Filosofia: “Penso, Logo Cresço.”

Os Clubes têm como premissa a ideia de que o diálogo filosófico melhora as competências verbais e argumentativas das crianças e dos jovens, ensinando-os a ouvir com atenção, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito pelas ideias dos outros.

Este projeto procura acrescentar, de forma criativa, à vida escolar das crianças momentos para pensar, debater e refletir e pretende, igualmente, aproximá-las da realidade das suas vidas, de outras experiências que não conhecem e torná-las pensadoras do seu presente e futuro.

Maia – Gerações com Futuro