Desporto CM Maia

MAIA NO TORNEIO EIXO ATLÂNTICO DE TAEKWONDO

2017_10_21-torneio_taekwondo
25 Outubro 2017

Nos dias 21 e 22 de outubro realizou-se o 1º TORNEIO EIXO ATLÂNTICO DE TAEKWONDO, no centro de Alto Rendimento de Taekwondo em Vila Nova de Gaia, no qual, o Município da Maia, como membro desta entidade que é o Eixo Atlântico Noroeste Peninsular, se fez representar com atletas da “Associação de Taekwondo Maximus Maia”.

Este evento foi criado com o objetivo de ser um encontro de referência dos clubes e associações do Norte de Portugal e Galiza que pratiquem Taekwondo, impulsionando a visibilidade da modalidade.
Para além da competição foi também promovido o intercâmbio de experiências sociais entre todos os participantes.

O torneio foi disputado em formato de combate olímpico com 10 categorias de peso no escalão de cadetes (nascidos em 2003, 2004 e 2005), 10 categorias de peso no escalão de juniores (nascidos em 2000, 2001 e 2002), segundo as regras da Federação Portuguesa de Taekwondo e, em modelo de eliminação simples.

A equipa Maiata fez-se representar com 4 atletas cadetes e 6 juniores e está de PARABÉNS, tendo obtido as seguintes classificações:

3º lugar por concelho

• 1° lugar » cadete feminino - 41kg - Matilde Ferreira
  • 1° lugar » cadete masculino -37kg - David Malheiro
  • 1°lugar » júnior masculino - 51kg - Francisco Nogueira
  • 2°lugar » júnior masculino - 51kg - João Monteiro
  • 3°lugar » júnior feminino - 49kg - Rita Patrícia
  • 3°lugar » júnior masculino - 59kg - Diogo Seixas
  • 5°lugar » cadete masculino - 45kg - Cassiano Sousa

Sendo o Taekwondo uma modalidade olímpica, os nossos atletas têm como objetivo participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Breve história Taekwondo

Taekwondo ou Taekwondo é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um desporto olímpico de exibição.
Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um desporto olímpico oficial.

Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, respeito e lealdade.