Grupo Desportivo Leões da Guarda Sport Clube

Grupo Desportivo Leões da Guarda Sport Clube é uma colectividade desportiva, fundada a 10 de Junho de 1960, com sede no Lugar da Guarda, Vila de Moreira, Concelho da Maia.

A sua actividade, mantida ininterruptamente ao longo de cinco décadas, tem tido fases de maior e de menor dinamismo, de maior e de menor glória no campo desportivo, mas sempre de grande relevância social, por permitir a muitos a oportunidade de uma salutar prática desportiva, nuance cada vez mais importante - uma vez que proporciona aos mais jovens uma ocupação útil e saudável dos seus tempos livres, permitindo o desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente e criando hábitos e convivência, companheirismo e solidariedade.

• 1960 – Por iniciativa de um grupo de amigos do Lugar da Guarda, fundou-se o Grupo Desportivo Leões da Guarda. Não havia sede social, pelo que as reuniões realizavam-se na barbearia local e em casa de alguns dirigentes.
  • 1983 – Inauguração das instalações provisórias da Sede Social (em pré-fabricado) e Ringue em terra batida com vedação em malhasol.
  • 1993 – Construção da 1ª fase da Sede Social: Bar, Sala de Reuniões e Balneários.
  • 1998 – Ampliação da Sede Social: Salão de Jogos.
  • 2006 – Remodelação do Ringue desportivo: pavimentação, vedação e iluminação.

O G. D. Leões da Guarda S. C. disponibiliza à comunidade várias modalidades desportivas: Futebol, Atletismo e Malhas.

Inicialmente a colectividade limitou-se à prática de futebol, primeiro de onze e depois de cinco (ou de salão), modalidade esta que tornou o grupo conhecido muitas léguas em redor pela sua galhardia, pelo seu ardor e combatividade posto na disputa que arrastava atrás de si a maioria dos habitantes do lugar como tantas vezes ocorreu no antigo recinto de Nossa Senhora do Bom Despacho, Coimbrões, Bairro do Falcão, Freixieiro, Trofa, Maia, Vila Nova da Telha e Santana. Assim se conquistaram vários títulos e uma grande quantidade de troféus expostos na nossa Sede Social.

Nos últimos anos, o Futsal está em forte expansão, participando nos Torneios Inter-Freguesias, organizados pela Câmara Municipal da Maia com vários escalões etários (Sub-15, Sub-18, Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Veteranos).

Actualmente, a equipa de Seniores Masculina participa na Liga de Futsal da Maia.

Em 1983 a colectividade introduziu a modalidade de atletismo amador, não federado, porque o clube não possuía (nem possui) condições para os mais altos voos, embora movimentando um significativo número de atletas de diversos escalões etários.

Nesta altura a equipa de Veteranos é composta por um Campeão Nacional de Maratona, o atleta Carlos Frias e vários atletas inscritos na FPME (Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada).

Modalidades:

Futsal - Seniores