Folgosa da Maia Futebol Clube

1938 - O Folgosa da Maia Futebol Clube (F.M.F.C.) foi fundado em 29 de Março por um grupo de homens que viveram intensamente agarrados ao forte bairrismo da terra onde nasceram, com todo o seu entusiasmo alienado a sacrifícios físicos e monetários, conseguiram através dos tempos que esta coletividade desportiva se mantivesse de pé. Começando por participar nos torneios interfreguesias patrocinados pela Câmara Municipal da Maia e posteriormente, na década de 40, participando em torneios regionais de disputa em alguns jogos com equipas de relevo, no plano futebolístico regional.

1968 - Disputou os campeonatos da ex.- F.N.A.T. A 1 de Maio arrenda o terreno do actual parque de jogos para a prática de desportos sendo o preço deste arrendamento 5 arrobas de milho por mês.

1977 - F
iliou-se no I.N.A.T.E.L. (Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores) e com esta inscrição ansiava o aumento do número de sócios.

1977 a 1980 -
Durante 13 anos o F.M.F.C. em virtude de competir no I.N.A.T.E.L. consegue uma subida de escalão.

1983 e 1984 -
Nesta época o F.M.F.C. disputa o campeonato Distrital do I.N.A.T.E.L. na 1ª categoria.

1986 - A 2 de Agosto o F.M.F.C. através de escritura pública é constituído formalmente como Associação, tendo como fim principal a promoção desportiva, cultural e recreativa dos seus associados, podendo promover e desenvolver actividades desportivas e/ou culturais e também participar em competições desportivas.

1987 - É legalizado o Parque Desportivo e Campo de Futebol do F.M.F.C. junto da Delegação da Direcção Geral dos Espectáculos e do Direito do Autor do Concelho da Maia.

1988 -
O F.M.F.C. filia-se na A.F.P. (Associação de Futebol do Porto), com o número 8703, nessa altura o Clube possui uma equipa sénior a disputar o campeonato Distrital da III Divisão da A.F.P. Ainda na década de 80 o Clube sobe à II Divisão Distrital da A.F.P.

1996 e 1997 -
O F.M.F.M. sobe à I Divisão Distrital da A.F.P.

2002 e 2003 -
Completa 65 anos de existência, enfrentada uma vida cheia de dificuldades, com cerca de 450 sócios e 6 equipas a disputar os campeonatos da A.F.P. (Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas). Possui ainda formação aos Sábados de manhã com crianças a partir dos 5 anos, integrados no programa “Aprender Futebol”, acompanhados por professores de Educação Física.

2003 - O Clube leva a cabo novas organizações desportivas e culturais, das quais se destacam, o intercâmbio com outras colectividades com a realização de um torneio de futebol, de um convívio no Gerês, de um cruzeiro de barco no Rio Douro, de espectáculos em noites de verão, entre outros eventos culturais. Tudo isto é fruto de uma Família unida, responsável, empenhada, com carisma e espírito de sacrifício, uma Família disposta a vencer e a nunca deixar cair por terra os objectos base do F.M.F.C.

2003 e 2004 - O F.M.F.C. é penalizado com uma descida à II Divisão Distrital da A.F.P., fruto de várias contrapartidas entre as quais se salienta a colocação numa série muito mais competitiva, onde estão inseridos vários clubes da zona do Porto e de Gaia, não estando a equipa dimensionada para esse estilo competitivo, sofre resultados negativos que a levam a tão indesejada penalização. Apesar dos fracos resultados desportivos o Clube não baixa os braços e a sua Direcção empenha-se numa forte mobilização interna e não deixa cair por terra as suas ambições e objectivos, quer na componente desportiva, quer na componente social e recreativa com vista ao futuro e ao seu desenvolvimento.

2004 - O F.M.F.C. prepara uma nova equipa para a nova época, equipa essa que ambiciona uma nova subida de escalão, é colocado o novo relvado sintético no campo de jogos, são remodeladas as instalações através de obras de melhoramento e de manutenção das estruturas internas do campo de jogos. É elaborado um novo equipamento oficial branco com emblemas do clube e personalizado para cada jogador, personalização essa feita nas instalações do próprio clube, tendo o clube investido para tal efeito. O Clube neste ano possui sete equipas a competir (Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, duas de Infantis e Escolas), possuindo também a formação com crianças de 5 aos 9 anos de idade.
É colocada a primeira pedra para a divulgação digital do F.M.F.C., uma pequena página informativa, com resumo do historial do clube, é colocada on-line sendo o seu endereço digital:www.folgosamaiafc.com E o seu e-mail : folgosamfc@sapo.pt
A 7 de Junho é fundada a Secção de Pesca Desportiva, inicialmente com 5 pescadores, depois com cerca de 20. O F.M.F.C. participa em vários concursos de pesca oficiais, a convite da Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva e inscreve-se nesta associação com o nº19167. O Clube atinge e conquista excelentes qualificações e magníficos trofeus.
Ainda neste ano o clube realiza intercâmbios com outras colectividades e lança a sua marca interna de marketing com a denominação FOLGOSA SPORT que personalizou os seus equipamentos desportivos e organizou uma festa de passagem de ano no pavilhão gimno-desportivo da Siderurgia Nacional, festa essa animada com música ao vivo e celebrando o final do ano 2004 com algo inédito no Distrito, a equipa sénior, a disputar a época 2004/2005 do F.M.F.C., chega ao final do ano líder na tabela classificativa e sem derrotas, tendo sido tal situação noticiada pelos vários órgãos de comunicação social.

Modalidades:

C.D. Futebol