Ação Social CM Maia

img_20230601_wa0004
img_20230601_wa0005
01 Junho 2023

A equipa do Maia EQUAL+, Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município da Maia, participou no VI Encontro ART´THEMIS+UMAR, evento organizado pela Escola Secundária da Maia.

Este encontro decorreu no passado dia 30 de maio, no auditório da Escola Secundária da Maia, e foi direcionado para alunos do 6º. Ano ao 9º. Ano de escolaridade. Nos painéis participaram alunos das escolas EB 2,3 Leonardo Coimbra, EB 2,3 de Gueifães, EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves e a Escola Secundária de Valbom. Num total estiveram presentes 330 alunos.

A mesa de abertura contou com a presença de Emilia Santos, Vice-Presidente e Vereadora de Desenvolvimento Social e Demografia da Câmara Municipal da Maia, Ricardo Loureiro, Técnico do Núcleo de Violência Doméstica/Violência de Género da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Margarida Pacheco, Coordenadora do Projeto ART´THEMIS+, Rui Duarte, Diretor do Agrupamento de Escolas da Maia e Cristina Varela, Diretora do Agrupamento de Escolas de Valbom.

O projeto ART´THEMIS+ promove os Direitos Humanos e a Igualdade de Género com crianças e jovens (desde o pré-escolar até ao ensino secundário), em escolas dos distritos Coimbra, Porto, Braga e Madeira e foi implementado pela Organização Não-Governamental UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta – em parceria com a Secretária de Estado para a Igualdade de Migrações, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

O objetivo deste projeto é promover a partilha, a reflexão, o convívio e o debate entre as várias escolas participantes, reconhecendo a igualdade e a não discriminação como condição para a construção de um futuro sustentável.