Ação Social CM Maia

Sessão Pública de Apresentação do Projeto “+ Acesso Para Todos, Por Comunidades Mais Inclusivas”

b
c
carataz_1
d
j
14 Abril 2022

No dia 12 de abril, pelas 15 horas, decorreu na Quinta dos Cónegos, na Cidade da Maia, a Sessão Pública de Apresentação do projeto “+ Acesso Para Todos, Por Comunidades Mais Inclusivas”, que resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, na qual o Município da Maia é um dos investidores sociais, contribuindo com um subsídio no valor de 6.225,00€.

Esta sessão contou com a presença de Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro de Desenvolvimento Social e Demografia, César Coelho, Embaixador da Zona Norte da Associação Salvador. Por via Zoom estiveram, ainda, presentes, o Presidente da Associação Salvador, Salvador de Almeida e a Embaixadora da Zona Centro da Associação Salvador, Joana Gorgueira. Este evento contou, ainda, com a presença de Presidentes de Junta de Freguesia, Diretores de Agrupamento de Escolas, Representantes de IPSS´S, Dirigentes e Técnicos Municipais, entre outos.

A candidatura da Maia foi submetida em junho de 2021 e aprovada em dezembro de 2021. Na zona Norte, são também investidores sociais os municípios do Porto, Gondomar, Guimarães e Amarante.

Este projeto tem como objetivo despertar a sociedade em geral para a mudança, sensibilizar os mais jovens para a igualdade e respeito por todos, capacitar os jovens de hoje para serem os agentes de mudança de amanhã, promover e desenvolver as acessibilidades no concelho, aumentando o número de espaços acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

No nosso município irão decorrer:

• 5 ações de capacitação para docentes, não docentes e comunidade escolar;
  • 25 ações de sensibilização nas escolas dirigidas a alunos;
  • 1 evento para atribuição de distinção às empresas locais, sete ações de sensibilização para a comunidade em geral;
  • 7 ações de capacitação para os agentes de mudança;
  • Criação de um manual de boas práticas de acessibilidades;
  • Criação de um processo de mapeamento e categorização de espaços públicos e privados;
  • Criação e implementação de um selo de acessibilidades;
  • 1 evento nacional de fecho do projeto.

Nesta sessão foi, ainda, apresentada a Embaixadora do Município da Maia, Andreia Figueiredo, funcionária da Câmara Municipal da Maia.