Ação Social CM Maia

Sessão Formativa Estudo Reuse+Social

img_20230124_wa0005
27 Janeiro 2023

A Lipor - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, em parceria com a Câmara Municipal da Maia, realizou no dia 24 de janeiro pelas 11:00h uma sessão formativa para o estudo  REUSE+SOCIAL, no Fórum da Maia.

O estudo REUSE+SOCIAL tem como objetivo conhecer as entidades com potencial de intervenção no setor da Reutilização Social de bens não alimentares, tendo em vista identificar necessidades e novos mecanismos de cooperação em rede, nos domínios da troca e partilha, recuperação e doação, promovendo a criação de comunidades mais sustentáveis e solidárias.

Esta sessão foi apresentada por Maria do Céu Silva e por Catarina Oliveira, da Unidade de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing da LIPOR.

Nesta iniciativa, os presentes foram sensibilizados para a prevenção de resíduos, pois é essencial para a preservação dos recursos naturais, constituindo uma área de atuação obrigatória à luz da legislação Europeia e Nacional.

Esta sessão foi direcionada a município, juntas de freguesia, IPSS´S e outras organizações.

Na Maia estiveram presentes as seguintes entidades:

• Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura;
  • Junta de Freguesia de S. Pedro Fins;
  • Junta de Freguesia de Pedrouços;
  • Liga dos Amigos do Agrupamento dos Centros de Saúde da Maia
  • Santa Casa da Misericórdia da Maia;
  • Escola de Hotelaria do Porto;
  • Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património EM;
  • Associação De Solidariedade Social Mouta Azenha – Nova.

No contexto da prevenção, um dos eixos fundamentais é a Reutilização e Recuperação de Materiais. Assim, é fundamental o envolvimento de todas as entidades do concelho, a fim de se conseguir um melhor aproveitamento dos bens e recursos e um prolongamento da sua vida útil.