Ação Social CM Maia

Sessão de Esclarecimento 'Começou a Escola... Que novos desafios Educativos?'

Sessão de Esclarecimento  "Começou a Escola... Que novos desafios Educativos?"
16 Outubro 2020

No passado dia 15 de outubro, na Escola do Príncipe da Beira, em Gueifães, com o apoio da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, decorreu uma Sessão de Esclarecimento, subordinada ao tema "Começou a Escola... Que novos desafios Educativos?”, promovida pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS4G, destinada aos encarregados de educação dos alunos do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

Foi num ambiente informal e de partilha que se falou de temas como a importância de uma boa comunicação entre a escola e a família; como lidar com a ansiedade no regresso às aulas; como os pais podem ajudar a tranquilizar os filhos e auxiliá-los nas tarefas escolares, principalmente no estudo à distância, onde todos tiveram oportunidade de colocar dúvidas e partilhar experiências.

No final foi, ainda, entregue aos encarregados de educação um certificado de participação e um panfleto elaborado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com algumas recomendações sobre as rotinas habituais no regresso às aulas, em tempos da COVID-19.

O CLDS 4G Incluir+, como projeto de intervenção comunitária, pretende manter dentro das condicionantes o apoio e a proximidade com os utentes, de forma a ser uma mais valia e um suporte no combate às dificuldades cada vez mais presentes no dia a dia, nomeadamente nas questões económicas e socio-emocionais.