Ação Social CM Maia

Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social

17 Outubro 2019

A iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que remonta ao ano de 2010, pretende mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social. Em 2019, decorreu entre os dias 17 e 24 de outubro.

Esta dinâmica deve-se a todas as organizações que com as suas iniciativas locais, transformaram este acontecimento num evento nacional.

Neste âmbito, o município da Maia, aceitou o desafio da EAPN- Portugal – Núcleo Distrital do Porto e abraçou esta causa, participando com duas atividades: Debate sobre “História e Cultura Cigana” e uma Ação de Sensibilização sobre “Direitos Humanos”. Estas atividades foram desenvolvidas pelos Mediadores Municipais e Interculturais do Projeto – “ Maia, Cidade para Todos” e dirigiram-se aos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia, abrangendo cerca de 1250 alunos.

O objetivo destas atividades foi sensibilizar os nossos jovens para a aceitação da diferença do outro, através da preservação dos direitos humanos, na medida em que a dignidade e a cidadania são fundamentais para o bem-estar de qualquer ser humano.