Ação Social CM Maia

Semana Europeia da Mobilidade - SEM 2019

20 Setembro 2019

O Município da Maia aderiu, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade – SEM 2019. Esta iniciativa é abraçada por vários países europeus incluindo Portugal e ocorre todos os anos entre os dias 16 a 22 de setembro, sendo que  o tema central da edição de 2019 é “Caminha e pedala em segurança”.

Neste âmbito, hoje dia 20 de setembro, a Divisão de Desenvolvimento Social e o Gabinete de Saúde, associaram-se a esta iniciativa com a ação Sentir a “diferença”, projetando uma curta-metragem “Cuerdas”, filme que recebeu o Prémio Goya de melhor vídeo de animação em 2014. Esta curta-metragem conta a história de uma menina que se tornou a melhor amiga de um menino com paralisia cerebral.

Nesta iniciativa contamos com a presença do Sr. João Couto Lopes, membro do ConselhoMunicipal do Cidadão Deficiente, que partilhou a sua experiência. As crianças tiveram, ainda, a oportunidade de experimentar alguns equipamentos (bengalas, cadeiras de rodas, etc.) que servem para auxiliar as pessoas com deficiência.

O objetivo desta atividade foi sensibilizar nomeadamente as crianças e jovens do concelho da Maia, para a realidade das pessoas com deficiência e contribuir para a mudança de mentalidades e alertar para a questão das acessibilidades.

ConsultePrograma