Ação Social CM Maia

20240409_140938
sem_titulo
15 Abril 2024

O município da Maia assinalou a “Semana da Interculturalidade”, iniciativa promovida pela European Anti Poverty Network – EAPN/Portugal, que decorreu de 8 a 14 de abril, com várias atividades envolvendo a comunidade e parceiros.

No dia 8 de abril, data em que se comemora o Dia Internacional do Cigano, a Maia promoveu a atividade “Interculturalidade à mesa”. Para a realização desta atividade, decorreram previamente palestras nas escolas, abordando a temática da interculturalidade, nas quais os alunos foram desafiados a criar desenhos que expressem a diversidade cultural. Estes trabalhos foram colocados nos tabuleiros das cantinas das escolas participantes e no refeitório da Câmara Municipal da Maia, como forma diferente de chamar a atenção para esta temática. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto “Maia Melhor”, que tem como entidade líder a Câmara Municipal da Maia e entidades parceiras, a Santa Casa da Misericórdia da Maia e a Espaço Municipal - Renovação Urbana e Gestão do Património.

O Maia Melhor foi criado no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, da Área Metropolitana do Porto (AMP) – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”.

No dia 9 de abril, o município da Maia participou no evento "Interculturalidade em Rede: Mostra de Projetos e Atividades Interculturais", que incluiu um sarau e lanche intercultural. Esta atividade decorreu em Vila Nova de Gaia, no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, foi desenvolvida em parceria com várias entidades do distrito do Porto, contou com uma performance de dança e poesia protagonizada por alunos de São Tomé e Moçambique do CICCOPN, Maia.

A “Semana da Interculturalidade” pretende promover a interculturalidade e a valorização de etnias, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre a população autóctone, migrantes e minorias étnicas.

Consulte Programa Distrital