Ação Social CM Maia

MaiaINCLUI - 1ª. Semana da Interculturalidade 2021 - 'Ser Cigano é'

MaiaINCLUI - 1ª. Semana da Interculturalidade 2021 -  "Ser Cigano é"
09 Abril 2021

O RE(CRIAR) - Centro de Apoio à Comunidade é um dos polos da Santa Casa da Misericórdia da Maia, parceira do MaiaINCLUI, e trabalha a intervenção social e desenvolvimento comunitário em Águas Santas e Pedrouços.

Firmando pontes de interconhecimento e criando momentos de acolhimento e contextualização das idiossincrasias culturais do clã residente no Empreendimento Municipal dos Coriscos, para a 1ª. Semana da Interculturalidade do MaiaINCLUI, e a partir da comemoração do Dia Internacional do Cigano, o RE(CRIAR) está a realizar um trabalho de … valorização da cultura cigana e seu dinamismo.

A ação, “ser cigano é…” aborda aspetos culturais da etnia e específicos do clã dos Coriscos, como “ser cigano é honrar a família”, “ser cigano é ser livre”, ou “ser cigano é ter orgulho”. A dinâmica de grupo inicia-se com sessões fotográficas temáticas, que introduzem os assuntos e iniciam pequenas tertúlias de reflexão e partilha sobre como algumas tradições se têm alterado ao longo dos tempos e sobre a heterogeneidade da etnia cigana, que se faz de um tronco comum e especificidades muito próprias de cada clã.

A iniciativa tem decorrido num clima de trabalho profícuo e os participantes têm revelado abertura e cooperação ativa, pelo que o balanço feito por Margarida Ribeiro, educadora social do MaiaINCLUI é bastante positivo, apontando mesmo que, “no final, exploramos as expressões típicas utilizadas pela comunidade, tornando o fecho da atividade bastante descontraído. Ficámos a saber que “la currilha” é uma rapariga nova! E despediram-se assim de nós: até à próxima las currilhas!”