Ação Social CM Maia

Maia assumiu descentralização de competências na Ação Social

13 Abril 2023

Câmara aumenta em 62,5% os apoios financeiros para carências económicas e reforça capacidade de atendimento em mais de 50%

Um ano depois de aceitar as competências na área da Educação, o Município da Maia vai assumir responsabilidades em mais uma área de elevada importância para a comunidade.

No passado dia 3 de abril, marcou o primeiro dia do exercício de competências na área da Ação Social, após um longo e complexo processo negocial e de preparação dos serviços municipais.

Foi, também, um momento que evidenciou o firme compromisso do Município em continuar a aprofundar o trabalho que desenvolve na vertente social. No quadro deste processo de descentralização, a Câmara Municipal da Maia vai reforçar em 250 mil euros o apoio a situações de carência económica e risco social, passando de 400 mil euros para 650 mil euros.

Ao mesmo tempo, reforçou a capacidade de atendimento semanal dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social em mais de 50%. Uma resposta que assenta no crescimento da equipa, que passou a integrar 25 técnicos superiores e 8 auxiliares de ação direta, em resultado de um protocolo assinado com a ASMAN e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

De referir que a Maia foi o primeiro município em Portugal a criar um verdadeiro serviço de proximidade de atendimento e acompanhamento social local – desde 2007 que o Município da Maia disponibiliza os Gabinetes de Apoio Integrado Local (GAIL), que funcionam em todas as freguesias do concelho.