Passar para o Conteúdo Principal Top
Ação Social CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Maia assumiu descentralização de competências na Ação Social

Maia assumiu descentralização de competências na Ação Social
13 Abril 2023

Câmara aumenta em 62,5% os apoios financeiros para carências económicas e reforça capacidade de atendimento em mais de 50%

Um ano depois de aceitar as competências na área da Educação, o Município da Maia vai assumir responsabilidades em mais uma área de elevada importância para a comunidade.

No passado dia 3 de abril, marcou o primeiro dia do exercício de competências na área da Ação Social, após um longo e complexo processo negocial e de preparação dos serviços municipais.

Foi, também, um momento que evidenciou o firme compromisso do Município em continuar a aprofundar o trabalho que desenvolve na vertente social. No quadro deste processo de descentralização, a Câmara Municipal da Maia vai reforçar em 250 mil euros o apoio a situações de carência económica e risco social, passando de 400 mil euros para 650 mil euros.

Ao mesmo tempo, reforçou a capacidade de atendimento semanal dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social em mais de 50%. Uma resposta que assenta no crescimento da equipa, que passou a integrar 25 técnicos superiores e 8 auxiliares de ação direta, em resultado de um protocolo assinado com a ASMAN e a Santa Casa da Misericórdia da Maia.

De referir que a Maia foi o primeiro município em Portugal a criar um verdadeiro serviço de proximidade de atendimento e acompanhamento social local – desde 2007 que o Município da Maia disponibiliza os Gabinetes de Apoio Integrado Local (GAIL), que funcionam em todas as freguesias do concelho.