Ação Social CM Maia

Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

31 Julho 2023

O Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos é assinalado no dia 30 de julho, data para refletir sobre a necessidade de se pôr termo à exploração humana e proteger quem foi vítima. Esse Dia foi proclamado na Resolução 68/192 adotada na Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 2013.

Assim sendo, o município da Maia, no âmbito do Maia Equal+, Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação, aderiu à Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, da APF (Associação para o Planeamento da Família).

O Tráfico Humano estende-se a todo o mundo e afeta maioritariamente mulheres e jovens destinadas ao mercado sexual ou a trabalhos forçados.

Ao assinalar este dia reconhecemos que passos têm sido dados, contudo muito há ainda por fazer. A sensibilização e a aposta em campanhas e ações específicas, a promoção do conhecimento e a investigação, revelam-se fundamentais.

Este é um crime que pode acontecer mesmo ao nosso lado, porém devemos estar alerta e reconhecer alguns sinais.

Junte-se a esta causa e contribua para um mundo mais justo!