Ação Social CM Maia

Candidatura à 9.ª Geração do Programa Escolhas foi aprovada

26 Setembro 2023

A candidatura para a continuidade do projeto Bué D’Escolhas, promovido pelo Município da Maia e gerido pela Santa Casa da Misericórdia da Maia, foi aprovada pelo Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, tendo obtido pontuação máxima.

A aprovação para a 9.ª geração deste projeto constitui o reconhecimento do trabalho realizado pelo consórcio que suporta o Bué D’Escolhas e, por essa via, o impacto muito positivo que o projeto tem tido na comunidade desde que se iniciou, em 2013.

O Bué d´Escolhas é dedicado às crianças e jovens das freguesias de Águas Santas e Pedrouços que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco de exclusão social. Com elas, e envolvendo as respetivas famílias, procura-se fazer um caminho de desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais, escolares, empreendedoras e profissionais. Há objetivos claros de prevenir situações de exclusão e assegurar a integração – ou a reintegração – social destes jovens, tendo em conta a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

De realçar que, além de trabalhar com crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, nos últimos anos, o Bué D’Escolhas promoveu a integração social da comunidade de etnia cigana que foi realojada no Empreendimento de Habitação Municipal dos Coriscos, em Águas Santas, devido ao alargamento da Autoestrada A4.