Ação Social CM Maia

Aviso: Candidaturas ao Cabaz de Natal 2020

27 Março 2020

A Câmara Municipal da Maia volta este ano a distribuir Cabazes de Natal a famílias carenciadas. Na sequência da suspensão do atendimento presencial, no Gabinete Municipal de Atendimento, em virtude da pandemia por COVID-19 as candidaturas ao Cabaz de Natal devem ser enviadas pelo correio ou para o endereço de email:geral@cm-maia.pt

O Cabaz de Natal é constituído por géneros alimentares típicos da época festiva, como bacalhau, azeite, queijo, nozes, aletria e uvas-passas, entre outros e é atualmente distribuído a cerca de 1600 agregados familiares.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Maia, ininterruptamente desde 1988, era inicialmente destinada exclusivamente à população idosa, tendo sido alargada na década de 90 a toda a população com dificuldades económicas.

Embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam uma larga faixa da população, o Cabaz de Natal é uma forma de atenuar as dificuldades dos mais desprotegidos, despertando os valores da paz, união, harmonia, partilha e solidariedade, simbólicos da época natalícia.

A Câmara Municipal da Maia estabeleceu um conjunto de requisitos e condições para atribuição dos referidos cabazes, sustentados em critérios claros e rígidos, contribuindo deste modo para o combate à pobreza e para a inclusão social.

As candidaturas podem ser feitas entre 2 de março e 30 de junho.

Para instrução da candidatura são necessários os seguintes documentos:

Impresso de Candidatura

Checklist dos Documentos