Ação Social CM Maia

Apresentação do Relatório de Atividades 2018 e Plano de Ação 2019 das Equipas de Protocolos de RSI

dsc_0110
15 Março 2019

Decorreu no passado dia 15 de março, no Auditório do Fórum Jovem da Maia, a Cerimónia de apresentação do Relatório de Atividades do ano de 2018 e do Plano de Ação para 2019 dos Protocolos de Rendimento Social de Inserção (RSI) do Concelho da Maia.

O Relatório pretendeu divulgar o trabalho e as atividades desenvolvidas pelas 4 equipas de RSI de dois protocolos celebrados entre o Instituto da Segurança Social I.P e a Santa Casa da Misericórdia da Maia, e também com a ASMAN – Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha Nova.

Do Plano de Ação para 2019, divulgado na referida cerimónia, avultam os esforços de articulação de estratégias de intervenção em diferentes domínios, com vista à integração social, profissional e comunitária dos beneficiários de RSI, privilegiando a importância do trabalho em parceria, tendo como principal objetivo a efetiva inserção social, laboral e comunitária dos beneficiários.

Nessa cerimónia, foi sublinhada e reiterada a preocupação do Núcleo Local de Inserção em garantir e manter uma estreita colaboração e articulação com todas as Entidades que intervêm no Concelho, a bem e ao serviço dos beneficiários, numa perspetiva de inclusão social, integração no mercado de trabalho e bem assim de apoio às famílias carenciadas.

No Concelho da Maia, o número de beneficiários de RSI contabilizados, em dezembro de 2018 é de 1.870, beneficiários sendo 801 acompanhados pela equipa dos protocolos de RSI. Os restantes são acompanhados pelos Gabinetes de Atendimento Integrado Local, no âmbito de protocolo Estabelecido com a Câmara Municipal da Maia e o Instituto da Segurança Social.

De acordo com o que foi divulgado na referida cerimónia, os três grandes eixos de Intervenção para 2019 são três, a saber: Eixo I- Cidadania e Informação;  Eixo II- Emprego, formação e Educação; Eixo III- Comunidade/família.

A cerimónia contou com a presença de Chefe de Sector da Uds/Nis- Segurança Social Porto, da Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal Maia, da Coordenadora do NLI Maia e de todos os parceiros do NLI: Saúde; Educação; Autarquia; IEFP;IPSS; Técnicos do Atendimento Integrado.