Ação Social CM Maia

Abril Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

28 Abril 2020

“Serei o que me deres … que seja amor”, é o lema desta campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção: são estes os objetivos do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que todos os anos se realiza em abril.

A CPCJ da Maia, empenha-se particularmente em sensibilizar o concelho da Maia  para a necessidade de cuidar e proteger os mais novos, apoiando as famílias num esforço coletivo para combater práticas violentas, sejam maus tratos físicos ou psicológicos, simbolizados internacionalmente por um laço azul.

De acordo com a OMS, a violência é um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso tempo, quer pela sua dimensão, quer pelas consequências a curto, médio e longo prazo.

Curiosidades, o Laço Azul nasceu em 1989, quando uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem, que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Neste contexto, desafiamos todos as famílias a juntarem-se a este movimento e criarem o seu laço azul.