Ação Social CM Maia

34ª. Sessão Plenária do CLAS

27 Maio 2019

No passado dia 27 de maio, reuniram no Fórum da Maia, os representantes do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Maia, para 34.ª reunião extraordinária, a qual foi presidida pela Senhora Vereadora do Pelouro da Habitação, Desenvolvimento Social e Bem-Estar, Dra. Ana Miguel Vieira de Carvalho e teve como ordem de trabalhos a apresentação das candidaturas da Santa Casa da Misericórdia da Maia aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração e votação dos respetivos planos de ação.

No Concelho da Maia os Contratos Locais de Desenvolvimento Social integram dois Eixos de Intervenção, selecionados pelo Instituto de Segurança Social:

EIXO 1: Emprego, Formação e Qualificação, que apresenta como principais objetivos a inserção profissional e social, apoiar projetos de autoemprego e empreendedorismo, sensibilizar as entidades da comunidade para uma participação ativa nesta área e sinalizar, encaminhar e orientar os alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, a fim de se desenvolverem ações de favorecimento da integração profissional.

EIXO 2 – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, com este eixo pretende-se envolver os familiares em processos de qualificação e Desenvolvimento de Competências, promover ações de mediação familiar e promover ações de mobilização das crianças e jovens de agregados de baixos rendimentos e mobilizá-los a fim de promover estilos de vida saudáveis e levar à integração na comunidade através da participação em ações das áreas da Saúde, do Desporto, da Cultura e da Educação para uma cidadania plena.

No concelho da Maia serão desenvolvidos dois projetos de dimensão infra concelhia:

O Projeto Capacitar + abrangerá as Freguesias de Águas Santas, Folgosa, Milheirós, Nogueira e Silva Escura, Pedrouços e S. Pedro Fins.

O Projeto Incluir + abrangerá as Freguesias da Cidade da Maia, Castêlo da Maia, Moreira e Vila Nova da Telha.

Serão financiados pelo programa operacional inclusão social e emprego (POISE), num valor total de 910 mil euros, sendo que 505 mil euros destinam-se ao projeto Capacitar +e 405 mil euros ao Projeto Incluir +.