Ação Social CM Maia

XX CORPO EVENTO: CICLO DE ESPETÁCULOS EM TEATRO E DANÇA

25 e 26 Jun
Adicionar a calendário 2018-06-25 09:53:00 2018-06-26 09:53:00 Europe/Lisbon XX CORPO EVENTO: CICLO DE ESPETÁCULOS EM TEATRO E DANÇA Evento
XX CORPO EVENTO: CICLO DE ESPETÁCULOS EM TEATRO E DANÇA
Ação Social | Arquivo

No âmbito da Rede Social, a Câmara Municipal da Maia e o Espaço t abraçaram o projeto "Palcos para a Inclusão" que está a decorrer nas cidades da Maia, Porto e Trofa, encontrando-se em preparação um Ciclo de Espetáculos em Teatro e Dança, intitulado "Corpo Evento".

Este Ciclo de Espetáculos, que já se organiza no Porto há 20 anos, foi agora inserido no projeto “Palcos para a Inclusão” e terá uma nova dinâmica,  estendendo-se aos municípios da Maia e Trofa.

O objetivo do evento é sensibilizar o público para a aceitação da diferença e do outro, através de apresentações em palco de grupos de teatro, bem como de instituições dos diferentes territórios. O espetáculo “Corpo Evento” terá lugar no concelho da Maia nos dias 25 e 26 de junho|2018 – 21:30 horas, no Auditório Municipal da Venepor.

Este ciclo de teatro e dança inclusivo, iniciado já em 1998, tem como propósito apresentar as criações de palco dos ateliês de Dança e Teatro do Espaço t, nomeadamente, o Grupo de Dança em Movimento, em colaboração com a APPACDM da Trofa, o Grupo de Teatro Terapêutico Espaço t, O Grupo de Dança + de Mim, desenvolvido em colaboração com o CIAD - Centro Integrado de Apoio à Deficiência, o Grupo de Dança Inclusiva Espaço t - Pangeia, o Grupo de Teatro Espaço t - Flor de Lótus, em colaboração com o Centro de Reabilitação Condessa de Lobão e Cercigaia, o Grupo de Teatro Aceno de Acenar, em colaboração com o CIAD - Centro Integrado de Apoio à Deficiência, o Grupo de Canto e Drama Espaço t Pardais ao Ninho, o Grupo de Teatro a Metro, o Grupo de Teatro Cercar-te, o Grupo de Teatro a Metro e o Grupo de Experimentação Musical Espaço t.

O Corpo Evento: Ciclo de Espetáculos em Teatro e Dança,  apresentado anualmente, procura contribuir para uma mudança social, aproximando os cerca de 100 alunos/artistas do Espaço t às cidades da Maia, Porto  e Trofa, procurando  derrubar algumas das barreiras associadas a grupos com características biopsicossociais diferentes da ‘norma padronizada’.

Segundo Jorge Oliveira, presidente do Espaço t: "O Corpo Evento, procurar desmitificar preconceitos habitualmente conotados a determinados grupos socialmente excluídos e desenvolver uma pedagogia para a aceitação da diferença e do Outro. A Magia do Corpo Evento consiste em dar ‘palco’ àqueles muitas vezes ‘considerados incapazes’, mostrando ainda aos ‘Ditos normais’ que o Palco pode ser de todos/as sem excepção!"

Para além dos grupos do Espaço t, integram este ciclo, o Grupo de Teatro do Hospital Magalhães Lemos, artista e coautora Trofense Rafaela Ferreira, o Grupo Intergeracional de S. Pedro Fins - Juntamigo e o Grupo de Dança Tu, desenvolvido pela Cercigaia.

A 20ª Edição do Corpo Evento, está inserida no projeto “Palcos Para a Inclusão”, que tem como investidores sociais a Domus Social, empresa municipal da Câmara do Porto e a Fundação Belmiro de Azevedo, sendo o restante financiamento assegurado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do instrumento de financiamento gerido pela Portugal Inovação Social. O projeto “Palcos Para a Inclusão” conta ainda com o apoio estratégico da Fundação Aga Khan. As autarquias da Maia, Porto e Trofa, são também parceiras estratégicas deste projeto.

Entrada gratuita, consulte o Programa.

Para mais informações e reserva de bilhetes:

Email: claudia.oliveira@espacot.pt

Contactos: 226 081 919 / 917 122 396