Ação Social CM Maia

SORRISOS DE ESPERANÇA: Missão Solidariedade Maia | Ucrânia

05 Março 2022

A Câmara Municipal da Maia está a liderar a missão “Sorrisos de Esperança”, em estreita parceria com o Consolado Geral da Ucrânia, com o Ministério do Estado e da Presidência por via do patrocínio da Sra. Alta-Comissária para as Migrações e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Falamos de uma missão, gizada num plano estratégico devidamente alicerçado na Resolução do Conselho de Ministros 29-A/2022, que pretende envolver toda a Comunidade e congregar as múltiplas manifestações de solidariedade que estão a começar a ser desenvolvidas um pouco por todo o nosso território.

Esta ação terá dois eixos fundamentais:

Recolha de bens, até ao dia 10 de março, com base numa lista fornecida pelo Consulado da Ucrânia e verificada por associações ligadas à diáspora (segue em anexo), a entregar:

•  Juntas de Freguesia de segunda-feira a sexta-feira – população em geral;
  • Fórum da Maia, das 09h00-20h00 de segunda-feira a domingo – população em geral;
  • Sedes de Agrupamento de Escolas de segunda-feira a sexta-feira, mas apenas para a população escolar.

De referir, que o transporte destes bens para a Ucrânia está previsto para o dia 11 de março.

Reunificação familiar - Acolhimento de familiares de Ucranianos residentes no Concelho da Maia. Para isto vamos:

• Criar uma bolsa de alojamento, identificando as disponibilidades de alojamento local, famílias de acolhimento, equipamentos sociais com capacidade de resposta;
  • Apoiar a inserção profissional, através da criação de uma bolsa de emprego sinalizada pelos nossos parceiros;
  • Criar o Gabinete de Acolhimento de Emergência de modo a regularizar a sua permanência temporária no país com efeitos ao nível da saúde, educação, proteção social e fiscal.

Consulte listagem_de_material_humanitario_ucrania_

Para mais informações: